Primeiras Doses de Esperança

20 de janeiro de 2021

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas. Momento histórico para Coari e profissionais que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19.

As primeiras doses da Coronavac chegaram na tarde da última terça-feira em Coari. O município fretou um voo próprio para que pudesse trazer os imunizantes de imediato. Entretanto, só veio 25,9? quantidade prevista no Plano Operacional da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O documento previa a chegada de 3.484 doses na primeira fase, porém, só vieram 905.

Nesta fase, as vacinas serão destinadas exclusivamente para os povos indígenas vivendo em Terras Indígenas e profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento e combate à Covid-19 em Coari. A imunização dos idosos acima de 75 anos que também fazem parte do primeiro grupo prioritário para receber a Coronavac, conforme previsto no Plano Nacional de Imunização, não será feita no momento em razão da baixa quantidade de doses enviadas pelo Governo do Estado.